Home / Cidades / Ferros / Manabi instala tendas para informações sobre o Mineroduto

Manabi instala tendas para informações sobre o Mineroduto

A Mineradora Manabi instalou tendas nos municípios para informações sobre o Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba.

IMG_20140127_072750Com o objetivo de fornecer informações gerais sobre os projetos e fortalecer o diálogo com as comunidades, a Manabi instalou tendas nos municípios onde acontecerão as audiências públicas sobre o Mineroduto Morro do Pilar-Linhares e Porto Norte Capixaba da empresa. Nestes espaços, mobilizadores recebem a comunidade, registram dúvidas e também informam sobre as audiências públicas que acontecerão em Ferros no dia 28 de janeiro, Naque no dia 29, Conselheiro Pena no dia 30 e Linhares no dia 31.

Em Ferros, a tenda fica próxima ao prédio da Prefeitura, na Rua Fernando Dias de Carvalho, 16, Centro.  No município de Naque está instalada na Praça Ademar Pinto, no Centro. Em Conselheiro Pena a tenda funcionará na Praça João Luiz da Silva, em frente ao jardim da Prefeitura. E em Linhares, no estacionamento do Mercado Municipal, na Rua Capitão José Maria, esquina com Avenida Comendador Rafael.

As audiências, realizadas pelo IBAMA, fazem parte do processo de licenciamento ambiental dos projetos de logística da Manabi. Nesses eventos, as comunidades podem tirar suas duvidas e dar sugestões sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento a ser executado pela mineradora.  A empresa planeja instalar uma mina em Morro do Pilar e transportar, via mineroduto, uma produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, até o porto que será construído em Linhares. Todo o empreendimento, em todas as suas fases, prospecta aproximadamente nove mil novos empregos, um resultado de investimentos de cerca de R$ 6,5 bilhões.

IMG_20140127_072300

A primeira audiência pública ocorre no dia 28, terça-feira, em Ferros e irá contemplar também a população de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo. A reunião começará às 19 horas, na Quadra Poliesportiva Amir Soares de Carvalho, localizada na Rua Professor Otaviano de Brito, s/n, Bairro São Geraldo.

IMG_20140127_072343No dia seguinte, quarta-feira, dia 29, a audiência será em Naque. Participarão ainda os municípios de Açucena, Belo Oriente, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Iapu, Joanésia, Mesquita, Periquito e Sobrália. O evento será às 19 horas na Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra, que fica na Rua Maria Pereira Matos, 10, Centro.

Na quinta-feira, dia 30, é a vez de Conselheiro Pena e incluirá os moradores de Capitão Andrade, Itanhomi, Itueta, Resplendor e Tumiritinga. A reunião será no Clube Uirapuru, na Avenida Manuel Calhau, 50, Bairro Uirapuru e terá início às 19 horas.

Na sexta-feira, dia 31, Linhares, no Espírito Santo, recebe a última audiência, às 19 horas, no Clube Guararema, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 1174, Centro. A população de Colatina, Baixo Guandu e Marilândia são esperadas aqui.

Sobre os projetos

Criada em 2011, a Manabi possui direitos minerários na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, especialmente nos arredores da cidade de Morro do Pilar. Estudos apontam a existência de 1,5 bilhões de toneladas de recursos no local onde a empresa planeja montar as suas plantas de extração. As reservas de minério de ferro possuem capacidade para produzir até 31 milhões de toneladas por ano, em um teor de 68,5% de ferro, com nível baixo de impurezas.

A produção será escoada via mineroduto com 511km de comprimento, passando por 19 municípios mineiros e quatro capixabas, sendo que o último deles, Linhares, receberá também um porto. Tanto nas fases de implantação quanto nas de operação, a expectativa é que sejam gerados nove mil postos de trabalho, muitos deles originados pelas empresas contratadas da Manabi. O empreendimento ainda aquecerá as economias locais, com o aumento da massa salarial gasta no comércio e nos tributos pagos aos municípios e ao governo.

Outros canais de comunicação foram viabilizados pela Manabi. Para obter mais informações os interessados podem enviar e-mail para faleconosco@manabi.com ou ligar para 0800 771 1434.

Veja matérias anteriores: 

Audiência Pública do mineroduto e porto da Manabi começa terça 

Manabi apresenta investimentos em Morro do Pilar

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

>