12/2 – Oficina “Mini Aquário de Papel” no Memorial Vale

12/2 – oficina “Mini Aquário de Papel” no Memorial Vale

Oficina Aquário de Papel/Grupo Girino. Foto: Carol Silva

O Memorial Vale apresenta, neste sábado, dia 12 de fevereiro, a oficina “Mini Aquário de Papel”,  a ser ministrada pelos artistas e professores Iasmim Marques e Tiago Almeida, do Grupo Girino, uma das principais companhias de teatro de bonecos do país. A atividade integra o projeto Eu, criança, no Museu e vai acontecer das 10h30 às 12h.

A oficina “Mini Aquário de Papel” é uma vivência lúdica onde os participantes irão construir um mini cenário de fundo do mar, dentro de uma caixa, utilizando diversos tipos de papéis. A atividade propõe também a criação de personagens e elementos que fazem parte do ambiente marítimo. O acesso é limitado, sendo oferecidas seis vagas. A oficina é indicada para crianças a partir dos seis anos de idade e, para participar, é preciso se inscrever pelo telefone: (31) 3343-7317. 

O Grupo Girino é uma das principais companhias de Teatro de Bonecos do país, desenvolve projetos de espetáculos, oficinas, publicações, materiais pedagógicos e festivais. Fundado em 2006, montou 13 espetáculos e circulou por centenas de festivais nacionais e internacionais. Um importante eixo norteador da Companhia é o desenvolvimento de projetos educativos e de formação artística. O Grupo ministra oficinas e cursos para públicos de todas as idades e oferece capacitação na montagem de novos espetáculos. Desde 2012, realiza o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura que já recebeu mais de 200 espetáculos nas técnicas de Teatro de Bonecos em pequenos formatos.

Oficina Aquário de Papel/Grupo Girino. Foto: Carol Silva

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Toda a programação é gratuita. O Memorial Vale está aberto às terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Às quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h. A entrada de visitantes deverá ser realizada com máscaras que cobrem o nariz e a boca por completo. Não é permitida a entrada somente com o face shield.

Circuito Liberdade 

O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.